RSS

História

(Foto Bob Nelson)

A  Música Country chegou ao Brasil na década de 60 pela voz solitária de Bob Nelson, que fez por cerca de 40 anos, um vocal típico chamado “Yodel” (canto tirolês).  Paralelamente ao sucesso do filme “Deliverance”, traduzido aqui como “Amargo Pesadelo“, cuja trilha “Dueling Banjos” encantou plateias do mundo inteiro.

 

Bob Nelson foi o primeiro artista brasileiro a misturar o ritmo regional caipira com o country americano, nascido em Campinas, em 12 de outubro de 1918, cidade onde estudou para ser ferroviário assim como o pai, mas se recusou a seguir a profissão.

No lugar disso, tentou a vida na capital paulista, em 1944, com a ajuda da irmã, Dalva, participando de programas de calouros.  Em uma entrevista, afirmou que a primeira coisa que comprou com o dinheiro que ganhou cantando foi um maço de cigarros.

No auge da carreira, quando já fazia a mistura do caipira com o country, Bob Nelson chegou a compor músicas para Luiz Gonzaga. Sua importância musical foi homenageada por Erasmo e Roberto Carlos, com a canção “A Lenda de Bob Nelson”.

Bob gravou, na década de 1940, uma versão em português de ‘Oh! Susanna’, música popular do século XIX escrita por Setphen Foster. Foi um dos maiores sucessos da carreira do cantor, que adotou o pseudônimo de “Cowboy”. Bob também atuou no cinema nos filmes “Segura Esta Mulher” e ‘Este Mundo é Um Pandeiro’.

Bob continuou a fazer shows até chegar aos 90 anos. Em entrevista, ele disse que “não conseguiria parar até morrer.” Bob  morreu em 28 de agosto de 2009 vítima de uma parada cardíaca.

Mas foi no final da década de 70 que o movimento country no Brasil teve seu estouro. Nessa época bandas pioneiras como “Cowboy Group”, “Ugly and Bad”, “Dollar Company”, Nashville Express” e o cantor “Carlinhos Borba Gato Troyano” da banda Cowboy Group,  levavam multidões para casas noturnas como o, Farwest Bar, Cowboy Saloon, Bang Bang Saloon, Show Days Saloon e o Barbadinhos.

José Antonio Troyano Peña dizia que a “Cowboy Group”, foi a primeira banda a gravar oficialmente no Brasil um disco country em 1987. “The Very Best of Country & Folk Ballads” é o melhor álbum de Troyano, que reúne as melhores músicas do estilo.

(Foto Banda Nashville Express)

Não demorou muito e logo começou a surgir novos artistas como Dave Maclean e bandas como Banda Nashville Express que mandava muito bem na música country e a grande precursora do “Bluegrass” no Brasil.

Já nos anos “80″ em São Paulo se concentrava um bom numero de bandas do estilo country, como a Hillbilly Fever, Original Stomper, Carlinhos Borba, Colorado, Banda Buffalo, e Arizona.

Alguns músicos dessa época se mantiveram fiéis ao estilo até os dias de hoje, atuando em bandas como - São Paulo Country, Texas Dan, West Rocky, Buscapé, Big Train, Texas Show , Cibele Country, Banda Tiroteio, Cela de Prata, Big Valley, Elo Dourado, Tennese, California Country, Bud and Flack.

(Foto Banda São Paulo Country Cd lançado em 2005)

Ainda nos anos 80, algumas bandas  se destacavam mais  pelo estilo “bluegrass”. A pioneira neste estilo foi a banda “Nashville Express”, seguida de bandas como “Hillbilly Fever” e “Country Riders” que futuramente se tornara São Paulo Country .

( Foto Adair Torres)

Santa Fé Country Band foi a primeira banda tipo bluegrass band em São Paulo fundada por Adair Torres e Jimmy Alen. E também a primeira a gravar um vinyl em 1982 com repertório clássico de música brasileira em formato de bluegrass .

(Foto Lélio Algusto – Jimmy alen)

Banda de Rodagem, Tenneessee Pikers, ambas produzidas por Adair Torres, também foram bandas marcantes no Bluegrass made in Brazil, que tivera como integrante Lélio Algusto (Jimmy Alen) considerado um dos maiores cowboy singer brasileiro.

( Foto Banda Buffalo)

Em 1990 a Banda Buffalo dava seguimento ao estilo country no país, formada por cinco rapazes do interior de São Paulo, mostrando suas músicas e seu estilo inovador e extrovertido de se apresentar em shows, programas de TV e rádio, obtendo participações significativas no cenário musical e artístico do Brasil.

Convidados pelo diretor Jaime Monjardim a participar na novela “A História de Ana Raio e Zé Trovão” fez do estilo country no país um pouco mais popular por aqui. Mas foi com aparições em programas como“Domingão do Faustão” e ”Sabadão Sertanejo” do SBT com Gugu Liberato que banda conseguiu decolar rumo ao estrelato, e conseguiu.

(Foto Cd Banda Dallas Country, antiga Dallas Company de 2002)

A Banda carioca Colorado Country Dallas Country, que se tornou conhecida no cenário nacional em 2002, ainda com o nome Dallas Company com single que não parava de tocar em todas a rádios do país “Clima de Rodeio”, deu seguimento ao sucesso do estilo country no Brasil.

( Foto Banda West Rocky, em show)

Mas a banda que ganhou o maior destaque nos anos 90 foi a West Rock, que ajudou a dar o grande “boom” no estilo country brasileiro em 1996, arrastando multidões e influenciando a formação de novas bandas.

Em 1996, em seu primeiro ano de formação, foram contratados pela CMT – (Country Music Television) como banda oficial de todos os eventos da emissora pelo Brasil. Na vinda do astro Garth Brooks no Brasil em 1998 foram convidados pela emissora a fazer um show exclusivo em Barretos – SP, para a equipe de produtores do cantor americano. Tiveram uma ótima participação no programa Amigos da Rede Globo, onde ficaram conhecidos nacionalmente.

O sucesso de bandas como a West Rock e a vinda de Garth Brooks e Alan Jackson ao Brasil inspirou a formação de outras bandas como a Cowboy Beat, Banda Rio Claro, Mad Bull American Wild West, ainda no final dos anos 90.

( Foto Villa Country Band )

Nos anos 2000 surgiram novas bandas, com estilos mais ousados cantando countrys mais atuais, como A Kavalarya,  Expresso Country, Banda Red Fox, Redneck, Blacksmith, Dallara Country, Tor Tauil, Hillbilly Country Band, Villa Country Band, Pure Country Band e outras.

 

( Foto Rodrigo Haddad )

Rodrigo Haddad que  iniciou sua carreira em 1995, é talvez hoje o maior cowboy singer do Brasil atualmente, destaque em programas consagrados americanos como “Inside Music” e festivais afora pela america como “San Pedro Country Music Festival“. Single como Santa Fé atingiu em 2004 a primeira posição em grandes rádios americanas do gênero. Haddad é um dos grandes cantores de música country no Brasil.

 
 
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 62 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: